sexta-feira, 26 de junho de 2009

Exposição HOMEM T - um projecto de Felicidade

No ano em que o Espaço T celebra 15 anos, inaugura no DIA 3 DE JULHO PELAS 18.00HS NA AVENIDA DOS ALIADOS, no Porto, a Exposição HOMEM T - um projecto de Felicidade.
As obras de cem artistas, entre as quais apresento, Breathe in Breathe out, estaram ao ar livre até ao final do mês de Agosto.
A 19 de setembro terá lugar um leilão das obras expostas.
Apareçam para um cocktail!

Breathe



Breath significa respiração 
e breathe tem a ver 
com o acto de respirar: 
inspirar e expirar.





Breathe in Breathe out


No infinito do espelho cada corpo desnudado reflecte a presença de um corpo ausente. Breathe in Breathe out, questiona no silencio da sua presença o sentido de cada gesto. Através de um movimento ascendente, na metamorfose do ciclo da vida e da morte a razão, oculta os afectos e a liberdade das paixões.

Homem T quase Total, quase feliz!



gaivota


As gaivotas quando voam têm as patas esticadas junto ao corpo. Paralelas entre si.
Encolhem-nas no momento em que vão pousar na água. Esta gaivota tem uma pata encolhida e outra esticada. Encontrei-a na praia, na areia, já longe da maré salgada.
Qual a sua história?
Carcaça, penas coladas antes brancas agora de prata. 
Associo ao pesar de um voo perdido o esboçar de um voo desejado. Sentido.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Processo Homem T



ESTÁ EM MARCHA O HOMEM T, UM PROJECTO DE FELICIDADE (PÚBLICO LOCAL)

Quinta-feira, 4 de Junho de 2009 notícia Público

"O novo projecto de Integração Sociocultural da Espaço T, Homem T, um projecto de felicidade, foi ontem apresentado, ao fim de um período de gestação que, segundo o presidente da associação portuense, Jorge Oliveira, demorou três anos. A comemorar o 15.º aniversário, a Associação para o Apoio à Integração Social e Comunitária (o Espaço T), a par da empresa municipal Porto Lazer e da Q'riaideias, entende que a cidade reuniu todas as condições para acolher o projecto.
Ao longo deste mês, cada um dos 100 artistas convidados pelo Espaço T vai pintar uma estátua [um "Óscar" do cinema, à escala humana], sob o mote "Um homem utópico que se pode tornar real se lutarmos por ele". Com o objectivo de exteriorizar o "Homem T" que existe "dentro de cada um de nós", esta primeira fase confia aos artistas a reflexão sobre a necessidade de um novo paradigma social, sem segregação.
Jorge Oliveira pretende que esta não seja uma simples exposição de arte pública, mas a materialização da ideologia que o Espaço T tem vindo a fomentar: "a existência de um Homem Total". 
Após este primeiro momento de incubação artística, o projecto Homem T tem a exposição agendada para o período de 3 de Julho a 31 de Agosto, na Avenida dos Aliados. Da interacção do público com as 100 obras, Jorge Oliveira espera "muito ruído positivo". Como o projecto visa ser auto-suficiente em termos financeiros, as obras serão levadas a leilão no dia 19 de Setembro. Baseando-se na experiência do trabalho realizado na associação, animada pelo objectivo da integração sociocultural de todos os indivíduos, Jorge Oliveira questiona: "Se o trabalho é frutuoso com pessoas com doenças mentais e outras, por que não tentar que todos sejam afectados e contagiados por alguma reflexão?". 
As cem estátuas pintadas pelos cem artistas vão ser expostas na Avenida dos Aliados de 3 de Julho a 31 de Agosto."